Relatório de estágio
Este relatório traz, em seu objetivo principal, um pequeno levantamento do histórico da fazenda Quinta da Estância Grande juntamente com a experiência vivenciada neste lugar nos dias 30 e 31 de outubro de 2011. Logo em seguida, destacaremos as atividades proporcionadas pela fazenda e se esta visita teve aproveitamento para nossa cadeira de Turismo, Educação e Cidadania.
Desenvolvimento
A fazenda Quinta da Estância Grande localiza-se no Estado do Rio Grande do Sul, a 28 km de Porto Alegre, em uma área natural preservada, com aproximadamente 100 hectares, esta fazenda é pioneira especializada em turismo rural pedagógico, ecológico e de lazer.
Estabelecida desde 1992, concretizou o sonho da proprietária e educadora Sônia Sittoni Goelzer que sempre buscou formas inovadoras e criativas de explorar os conteúdos durante suas aulas.
A fazenda começou atendendo a escolas tradicionais de Porto Alegre, e nas férias realizavam acampamentos de férias no verão e inverno. Logo em seguida, a fama da Quinta da Estância começou a se espalhar e o empreendimento tomou rumos de expansão e não parou mais.
Atualmente a fazenda conta com 42 monitores/professores cadastrados, todos formados, cada qual com sua especialidade e pronto a desenvolver programas belíssimos e de profundo valor pedagógico ou de lazer. No último ano atenderam grupos para treinamentos empresariais, festas de final de ano, escolas, grupos de terceira idade, entre outros vindos de todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e até Uruguai e terminaram o ano com mais de 67 mil visitantes.
Falando em atividades da fazendo podemos elencar a trilha ecológica “a la Indiana Jones” em mata nativa com pontes suspensas, caminhada em arroio, a trilha dos bugios, onde os macacos vêm até os visitantes para pegar frutas; visitação e contato com os animais domésticos (os visitantes tocam, dão carinho e aprendem sobre animais, adultos e filhotes, como: jegues,