Conhecimento Cient fico
O conhecimento científico busca explicar os fenômenos naturais e sociais por meio da aplicação rigorosa de um método de investigação.
• Há uma linha de pensamento que considera a ciência como um conhecimento neutro e racional, hierarquicamente superior ao senso comum (que seria necessariamente irracional e acrítico). Esta perspectiva pode ser associada à corrente de pensamento conhecida como Positivismo, segundo a qual a ciência seria o único conhecimento válido a ser produzido pela humanidade, e tem suas origens no Iluminismo, movimento que se baseou nas “luzes” da ciência para questionar as práticas obscuras do Antigo Regime.
• Por outro lado, há aqueles que consideram a ciência e o senso comum como conhecimentos complementares, defendendo uma aproximação entre ambos, de modo a tornar a primeira cada vez mais crítica, e o segundo, mais acessível e inteligível a todos.
Sociologia
A Sociologia, diferentemente da religião e da Filosofia, pretende estudar os conflitos, as permanências e as transformações das sociedades modernas e contemporâneas por meio da aplicação de métodos científicos.
MAX WEBER – SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
O objeto da Sociologia é a ação social. Ação social é aconduta humana dotada de sentido (justificativa subjetivamente elaborada).
É importante diferenciar ação social de relação social. No primeiro caso, a ação é orientada pela conduta do outro. Na Segunda a ação é orientada pelo sentido compartilhado reciprocamente por um grupo de agentes.
Tipos de ação social:
Ação racional com relação a um objetivo (tem um fim previamente determinado). Ex: a ação política.
Ação racional com relação a valor (relacionado à moral). Ex: condutas ligadas às manifestações religiosas.
Ação afetiva ( ditado pelo estado de consciência ou humor do sujeito). Ex: o ciúme entre os casais.
Ação tradicional (ditado por valores culturais absorvidos pelo sujeito como naturais, obedecendo a reflexos).
É para orientar o cientista na compreensão da