O QUE CARACTERIZA UMA OBRA-PRIMA
Robert Cumming
I
A função e o objetivo de uma grande obra de arte, as expectativas nelas depositadas e o papel do artista não são constantes; variam conforme o momento histórico/cultural. Contudo, algumas obras se destacam por terem a capacidade de “falar” além de sua própria época e oferecem inspiração e significado que atravessam os tempos. Antes da Renascença o artista era considerado um artesão e uma “obra-prima” era um trabalho submetido à sua corporação profissional como prova de que ele dominava as habilidades técnicas necessárias. Os próprios grandes mestres da Renascença propuseram que o artista deveria ser julgado mais pelas suas qualidades de intelecto e imaginação do que por sua perícia manual. Hoje, o conceito de obra-prima está ligado ao de um grande museu, entretanto, antes da Revolução Francesa esse conceito não existia, e nenhuma dessas grandes obras se destinava a ser mostrada no contexto em que se apresentam atualmente.
1. O autor começa destacando a variação do conceito de “grande obra”. Aponte o que ele ressalta como fatores dessa variação.
2. O que é necessário, segundo o texto, para uma obra “atravessar os tempos”? Você concorda com esse ponto de vista?
3. Quando, na Renascença, se propôs que o artista fosse julgado mais por sua capacidade intelectual e imaginação do que por sua perícia manual,estava-se, de alguma forma, liberando a atividade artística. Como se justifica isso, no texto?
4. O que há de importante para a sociedade o fato de grandes museus exibirem os “tesouros“ artísticos da humanidade?
5. Nem só as obras consagradas pelos museus podem constituir Arte. Que outras formas de expressão artística você entende que possam ser consideradas como obras-primas?
II
DOIS TIROS E D.MARIA QUASE PERDE A VIDA
Maria não queria viver sozinha no barraco acanhado. Abandonada pelo companheiro, dois filhos para criar, a faxineira desempregada conseguiu um revólver e partiu para a tentativa de suicídio.