Conflitos armados no mundo
O artesanato antecedeu a indústria e era disperso pelo espaço geográfico. A produção era limitada e predominava o sistema familiar de trabalho. Nas cidades o sistema de corporações produzia para o mercado local. O artesanato antecedeu a indústria e era disperso pelo espaço geográfico. A produção era limitada e predominava o sistema familiar de trabalho. Nas cidades o sistema de corporações produzia para o mercado local. O sistema de fábrica caracteriza a indústria moderna. Trabalhadores, máquinas e matérias primas ficam reunidos em um mesmo local. Trabalhadores não são donos dos meios de produção.
Primeiramente a indústria se estabeleceu próxima as bacias de carvão mineral, que era a fonte principal de energia tanto para a siderurgia quanto para a indústria têxtil.
Estas concentrações industriais geraram grandes centros urbanos, com mercados consumidores e mão de obra, infra-estrutura e transportes, gerando uma dinâmica de crescimento chamada de economia de aglomeração. O desenvolvimento da tecnologia vem viabilizando novas opções para a localização das indústrias. Petróleo e eletricidade passaram a ser as fontes de energia mais importantes e liberaram as áreas carboníferas. Os transportes se desenvolveram enormemente citando os super-navios, aviões, gasodutos e etc.
Indústria é definida como a conjugação do trabalho e do capital para transformar a matéria-prima em bens de produção e de consumo, sendo que sem ela, seria impossível o abastecimento das necessidades da sociedade moderna com os bens necessários para o dia-a-dia. Antes da sua existência, ou seja, da I Revolução Industrial, a produção desses bens necessários era feito manualmente, fase esta conhecida como artesanal ou da manufatura, que se estendeu desde a Antiguidade até a segunda metade do século XVIII, quando deu-se o início da maquinofatura. Entretanto, o fenômeno da industrialização continua de certa forma restrito a alguns lugares do planeta,