Conflitos armados no mundo
Os conflitos armados sempre existiram na história da humanidade: nos primórdios, entre tribos; com o passar do tempo, entre Estados, porém há também enfrentamentos bélicos entre grupos rivais no interior de um país, ou seja, guerra civil.
Nem sempre é possível fazer uma classificação clara dos conflitos armados. Muitas vezes, uma guerra tem características múltiplas: pode envolver grupos étnicos diferentes (de um ou mais países), dois ou mais Estados beligerantes ou forças de ocupação estrangeira e grupos guerrilheiros, que, por sua vez, podem usar métodos terroristas.
Logo que terminou a Guerra Fria houve um aumento dos conflitos armados: em 1990 ocorreram 56 guerras. De lá para cá houve uma redução, entretanto, em 2007, ainda havia 34 guerras em andamento, a maioria ocorrendo em países pobres da Ásia e da África.
O terrorismo tem gerado grande preocupação em governos e cidadãos de diversos países, principalmente nos desenvolvidos que sofreram com ataques, sobretudo após 11 de setembro de 2001. Mas o que significa terrorismo? Por que dois ou mais setores da população de um mesmo país entram em guerra?
TERRORISMO E GUERRILHA
De acordo com o dicionário de política, terrorismo é a “prática política de quem recorre sistematicamente à violência contra pessoas ou as coisas provocando terror”. Quando uma organização qualquer faz algum atentado terrorista, seja instalando uma bomba em algum local ou utilizando um homem-bomba num ataque suicida, está querendo intimidar, disseminar o medo em uma comunidade ou país pra atingir algum fim, que pode ser uma difusão de uma ideologia, a autonomia político-territorial, autoafirmação étnica ou religiosa etc.
É importante também fazer uma distinção entre guerrilha e terrorismo, embora muitas vezes um grupo guerrilheiro possa lançar mão de táticas terroristas. A guerrilha se caracteriza por ser um conflito que opõe formações irregulares de combatentes e forças armadas regulares de um Estado. É