Conflitos armados no mundo
Intodução:
Logo que terminou a Guerra Fria houve um aumento dos conflitos armados: em 1990 ocorreram 56 guerras. De lá para cá houve uma redução, entretanto, em 2007, ainda havia 36 guerras em andamento, a maioria em países pobres da África e da Ásia.
Definição:
Conflitos armados se dão quando dois grupos, países, etc... Entram em divergências políticas, territoriais, étnicas. Exemplos não faltam ao redor do mundo e aqui no Brasil, na Faixa de Gaza israelenses e palestinos se enfrentam em conflitos sangrentos, no Brasil traficantes e policiais. Para resumir conflito armado é quando grupos armados e organizados se enfrentam em confrontos de guerra ( exércitos, milícias, etc... ) para defenderem seus interesses.
Guerrilhas: Guerra civil ou guerrilha Conflito em que grupos armados ambicionam derrubar o governo de um determinado país. Exemplo: Um dos mais expressivos são as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que controlam uma área desmilitarizada de 42 mil km2 na nação e tem como discurso ideológico a implantação do socialismo na Colômbia, promovendo a distribuição igualitária de renda, a reforma agrária, o fim de governos corruptos dentre outros.
Como são financiadas as guerrilhas? Com o término da Guerra Fria e a consequente perda de suporte dos EUA e da URSS, as guerrilhas buscam novas formas de financiar a luta armada. As Farc e o Exército de Libertação Nacional (ELN) mantêm aceso o conflito na Colômbia graças aos recursos obtidos com o tráfico de cocaína e os sequestros de civis. No Afeganistão, o governo da milícia fundamentalista Taliban (movimento fundamentalista islâmico nacionalista que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, a partir de 1994) é acusado de sustentar-se com um imposto de guerra cobrado dos plantadores e comerciantes de ópio e heroína; Na África a principal fonte de receita para os grupos guerrilheiros é a venda de diamantes extraídos de minas sob seu controle.
Guerras étnicas: