Industria
Conceito
A indústria, em sentido lato, é qualquer actividade ou trabalho empreendido em função do lucro e que promova o emprego. Por vezes usa-se o termo especificamente em referência a produção de bens. Neste sentido, a indústria é uma actividade pela qual se transforma massa bruta em objectos úteis aumentando-lhes valor (inclui o artesanato e o fabrico doméstico).
Num sentido lato, a indústria é uma actividade pela qual se transforma a matéria-prima bruta ou semi-elaborada em produtos acabados através de meios mecânicos animados por fontes energéticas inanimadas (carvão, electricidade, petróleo, energia nuclear, etc.).
A evolução da actividade industrial: da economia artesanal à economia capitalista
Ainda que o uso de técnicas primitivas não possa conferir exactamente o conceito que nos últimos tempos se tem de indústria, sabe-se que desde a pré-história já se fazia transformação de matérias-primas extraídas do subsolo o recolhidas da superfície terrestre em produtos finais. No paleolítico o homem transforma em bens de uso os paus, as pedras e outros materiais recolhidos do meio em que vive.
Mais tarde, o processo de transformação ganha novos contornos graças à cerâmica e a todos os ganhos resultantes dos primórdios da tecelagem.
O IV milénio a.n.e. é particularmente significativo. Descobre-se a pólvora, o bronze e o ferro. As técnicas são rudimentares e a divisão do trabalho é praticamente inexistente. Uma segunda etapa da indústria corresponde ao surgimento das Civilizações Clássicas. Estas já têm formas mais avançadas de produção artesanal. Corresponde a etapa dos primórdios da indústria (no sentido verdadeiro da palavra) e ao surgimento das ciências.
A Idade Média marca a nova etapa do desenvolvimento da indústria. Esta etapa caracteriza-se, entre outros aspectos, pela separação entre o campo e a cidade como consequência do impacto da indústria, por ser véspera da Revolução Industrial, pelas descobertas científicas. Que levaram à