As Tipologias de Produções
Há cerca de doze diferentes tipos de produção:
A Produção Uniforme é caracterizada pela produção continuada do(s) mesmo(s) produto(s) utilizando o mesmo processo de fabrica.
A empresa produz um único produto;
Utilização de uma única matéria-prima;
Uma única transformação do produto.
Na Produção Múltipla a empresa fabrica mais do que um produto, utilizando várias matérias primas.
Esta produção pode ser:
Múltipla Conjunta – a partir de uma matéria prima ou conjunto de matérias primas e obtêm se assim simultaneamente vários produtos.
Múltipla Disjunta – quando a partir da mesma matéria prima a empresa fabrica vários produtos utilizando processos diferentes.
Na Produção por Fases a matéria prima é sujeita a várias transformações até a empresa obter o produto acabado, esta transformação faz-se por um processo sem paragens designado processo contínuo ou por um processo cm paragem de designação processo descontínuo.
A Produção por Encomenda é utilizada por empresas de fabricação disjunta e descontínua. É apenas iniciada a partir do momento em que dispomos de um compromisso do cliente. Assim, evita-se o stock de produtos acabados.
A Produção Contínua é considerada sempre que se trata de quantidades importantes de um dado produto. A implantação é feita em linha de produção. Assim estamos perante uma oficina de produção contínua designada de “flow shop”.
Neste tipo de produção as máquinas estão dedicadas ao produto a fabricar o que, não permite grande flexibilidade. Tem como objetivo evitar a criação de estrangulamento da produção de todas as máquinas. São exemplo deste tipo de produção as indústrias petroquímicas e as cimenteiras.
Quando a interrupção da produção mostra as diferentes fases de transformação de matérias primas;
Grandes quantidades, de um ou mais produtos, poucos diferenciados;
Utiliza linhas de produção pouco flexíveis;
As máquinas têm finalidades específicas;
Pouco exigente em qualificação e supervisão de mão