Localização - Logística
As decisões sobre a localização de uma empresa, seja de serviços, seja industrial, são estratégicas e fazem parte do planejamento global do negócio. Dois aspectos são os mais importantes:
Como o preço de venda da grande maioria dos bens produzidos é feito pelo mercado, sobra para as empresas administrarem seus custos. Dessa forma, a localização de uma empresa deve ser feita de maneira a minimizar os custos totais de produção. Deve-se considerar o custo de transporte (matérias-primas e produtos acabados), estoque, mão-de-obra, visibilidade, outros insumos (água, energia elétrica, combustíveis etc.) nesse cálculo. A re-localização do centro de uma unidade de empresa gera um custo alto demais, tornando-se muitas vezes proibitivo.
Localizar significa determinar o local do centro de operações, onde serão prestados os serviços e/ou fabricados os produtos que geram as receitas da empresa e onde se fará a administração do empreendimento.
Cada empresa possui sua particularidade, fazendo com que os problemas referentes à sua localização sejam específicos de cada situação. Algumas empresas precisam ficar próximas de seus clientes (supermercados, farmácias, padaria etc.). Outras são atraídas pelas proximidades das matérias-primas (indústrias cerâmicas, fábricas de cimento etc.). Algumas necessitam de mão-de-obra especializada e se limitam a regiões que possam oferecê-la. Existem, também, os pólos de tecnologia onde empresas de tecnologia de ponta se instalam.
Às vezes, o crescimento da demanda não pode ser atendido somente a mera expansão da capacidade, tornando necessária a busca de um novo local para operações.
Escassez de matérias-prima e aspectos de legislação ambiental ou urbana também força as empresas a se mudarem para outras regiões. Sempre que tratamos do assunto de escolher um local para uma instalação, estamos tratando de uma nova instalação.
Quando uma empresa já está operando, existem três opções para se localizar uma unidade:
1. Expandir a