Localização de instalações (logística)
E CENTRO DE GRAVIDADE
Uma empresa, uma indústria quando irá se estabelecer e instalar-se pela primeira vez ou, na iminência do crescimento e necessidade de expansão das instalações atuais, necessita utilizar métodos específicos que possam orientar aos gestores qual deverá ser a melhor localização para edificar as suas instalações.
Observem, por exemplo, uma empresa multinacional ou transnacional quando está escolhendo uma nova localidade para edificar suas novas instalações.
Nada é por acaso ou “achômetro”. Toda escolha deve ser precedida por metodologia eficiente.
Nenhum gestor toma uma decisão também por capricho, do tipo: - vamos escolher aquela localidade pois fica mais perto da casa da minha mãe, ou vamos escolher aquela localidade porque está próxima da praia, e assim por diante.
Toda regra tem exceção: Aqui na cidade de São Paulo, por exemplo, até hoje eu não me convenci do que se passa na cabeça de determinados empresários para transferir a sede de suas respectivas empresas às margens do Rio Pinheiros!!! Alguém poderia me explicar???
Então, por ser despendida uma soma considerável de recurso financeiro, os gestores devem, obrigatoriamente utilizar métodos para melhor orientá-los na escolha da nova localização.
MÉTODOS CONVENCIONAIS PARA ESCOLHA DA LOCALIZAÇÃO
Atualmente existem três métodos bastante utilizados para auxiliar os gestores na escolha da localização: a) Método da Análise Qualitativa b) Método da Análise do Custo x Volume de Produção x Lucro Máximo c) Método da Análise do Centro de Gravidade.
Vamos centralizar nossas atenções no Método do Centro de Gravidade.
Toda e qualquer localização do planeta está interceptado por duas coordenadas: Uma horizontal (Gx) – também conhecida de longitude e outra Vertical (Gy) – conhecida por latitude.
Assim, imaginemos que a nossa empresa esteja localizada em qualquer parte, cidade, rua ou bairro do Estado de São Paulo e, tenha