O QUE BIOMASSA
Segundo o minidicionário ecológico o termo biomassa “ Abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a produção de energia, a partir de processos“.
Podemos definir que a biomassa pode ser considerada como um recurso natural renovável.
CLASSIFICAÇÃO
Biomassa natural: Matéria produzida pela natureza, sem intervenção humana.
Exemplos: árvores, vegetação, animais
Biomassa residual: são os resíduos gerados pela intervenção humana.
Exemplos: resíduos florestais e agrícolas, lixos urbanos
Biomassa produzida em plantações energéticas: Cultivo de plantas com destinação a produzir biomassa.
Exemplos: cana comum, salgueiro e outras especies lenhosas.
1º EXEMPLO
Cana de açúcar: o caldo é utilizado como produção de etanol (álcool), o bagaço utilizado para produção de termoeletricidade e vinhaça é um resíduo pastoso resíduos que podem ser aproveitados para a produção de mais etanol e de biogás.
O bagaço pode ser usado em dois processos, a hidrólise para produção de etanol (celulose) que é basicamente leva-lo a sofrer uma série de novos processos químicos para a geração de mais etanol e com isso aumenta a produção ou a queima em uma caldeira para produção de termoeletricidade onde o bagaço é queimado em uma caldeira e a energia térmica produzida é usada para se produzir eletricidade através de um gerador. Assim como o bagaço a palha também é queimada em caldeira. A vinhaça é usada para produção de biogás.
A cana-de-açúcar converte cerca de 2% da radiação incidente em açúcares;
O bagaço de cana-de-açúcar gera eletricidade que abastece as próprias usinas sucroalcooleiras e alguns lares brasileiros;
Geralmente as plantas convertem menos de 1% da luz solar em energia química, já a cana-de-açúcar é capaz de converter 2% da radiação incidente em açúcares, sendo que dois terços desses açúcares estão na forma de lignina e de celulose, que são insolúveis, e o outro terço é a sacarose presente no caldo. Tal eficiência a coloca