O que aprendi no módulo de ambientação
Estou na UAB por sonho e convicta do que quero para mim. Utilizo diariamente instrumentos de comunicação em ambiente virtual e quando não sei, faço por saber. É uma área para a qual sinto bastante motivação, por isso apostei neste tipo de ensino.
Quanto ao modo pedagógico da UAB, sinto-me um pouco ansiosa pelo desconhecido e porque algumas pessoas me questionam sobre este tipo de ensino, talvez pela surpresa e desconhecimento do mesmo. Em Coimbra, com tantos estabelecimentos de ensino superior… porquê a UAB? Estas interrogações e dúvidas…tento convertê-las em energia positiva. Tenho que conseguir…
Estive o mais atenta possível às orientações da nossa professora, muito presente e com escrita percetível, compreendi como utilizar as ferramentas, qual a metodologia de trabalho, as regras de comunicação e etiqueta, como participar numa discussão online e tentei esclarecer colegas em dificuldades que eu já tinha conseguido ultrapassar. Responder a mensagens, enviar ficheiros, criar documentos, etc., são atividades que realizo facilmente. Penso que estou preparada para realizar o meu estudo neste ambiente, que assimilei os ensinamentos necessários. Participei nos fóruns quanto baste, evitei fazer intervenções repetidas. Sinto que cumpri positivamente nesta aprendizagem.
Quanto à avaliação, o assunto é mais complexo. As dúvidas geradas em opiniões no fórum Aprender na UAB criaram-me algum desconforto mas ajudaram-me a ‘crescer’ e a melhor decidir quanto ao método de avaliação que vou adotar. A leitura atenta do PUC será decisiva na escolha, mas considero que a avaliação contínua se apresenta como o modo mais eficaz de estudo, me obriga a estar presente, a saber gerir o tempo e o estudo para a elaboração dos trabalhos propostos, os e-fólios. Para realizar estes documentos eletrónicos, deverei consultar a bibliografia e os recursos necessários aconselhados no PUC de cada UC, tendo sempre em atenção as normas de ética.