O Que Acuidade Visual
A acuidade visual (AV) trata-se de quando o olho reconhece dois pontos muito próximos uns dos outros, tornando a visão incômoda e a pessoa sente dificuldade em enxergar formas e contornos dos objetos. A distância entre foto-receptores na retina e da precisão da refração é o que causa a acuidade visual. Para medir a acuidade visual é preciso avaliar a relação entre o tamanho do menor objeto visualizado e a distância entre o individuo e objeto, dados que valerão para analisar a gravidade da patologia. A acuidade visual pode ser tratada com o uso de lentes corretivas, como lentes de contato, implantes de lentes intra-oculares e óculos de grau, quando for de nível baixo. Estes indivíduos podem não ter sua vida útil prejudicada pelo problema de visão.
Campo visual
A expressão "Campo Visual" refere-se a toda a área que é visível com os olhos fixados em determinado ponto, isto é, o campo visual de um dos olhos de um indivíduo é a área passível de ser vista para a frente, para as laterais direita e esquerda, para cima e para baixo, quando este mantem o olho que está sendo examinado, imóvel em um ponto fixo, em uma linha reta horizontal paralela ao solo. Nos aparelhos de exame de Campo Visual, a distância utilizada é similar, com pequenas variações entre os fabricantes, oscilando entre 30 a 40 cms, entre o olho e o ponto de fixação do olhar, no centro da face interna da calota perimétrica, e é interessante que seja usada a correção visual adequada à essa distância.
O maior causador da perda ou diminuição do campo visual é o glaucoma. Nós vimos que existem vários tipos de glaucoma e o fator principal da doença é o aumento da pressão intra ocular. O glaucoma irá ocasionar lesão ao olho se não for tratado, pois a pressão intra-ocular aumentada comprometerá os vasos sangüíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho e devido à falta de irrigação sangüínea adequada, as células da retina vão morrendo, provocando uma perda