Acuidade Visual
Erros de refração
Erros refrativos são herdados, porém não precisam estar presentes ao nascimento. A miopia geralmente aumenta durante a adolescência.
Emetropia: é a ausência de erros refrativos.
Ametropia: é a presença de erros refrativos.
Hipermetropia: É o estado no qual o olho sem acomodação focaliza a imagem atrás da retina, então imagem é formada atrás da retina. Objetos próximos ficam embaçados.
Se ocorrer porque o comprimento axial do olho é curto, é então chamada de hipermetropia axial. Se por erro refrativo, é a chamada hipermetropia refrativa. Ainda pode ocorrer em determinados distúrbios genéticos. O hipermetrope jovem (não muito agudo) pode produzir uma imagem nítida para longe por acomodação, assim como um olho normal o faria ler. Ele também pode produzir uma imagem nítida para perto acomodando mais do que uma pessoa sem hipermetropia. Isto pode causar fadiga ocular que é mais grave para o trabalho para perto. O grau de hipermetropia que uma pessoa pode ter sem sintomas é variável. Porém, essa quantidade de grau diminui com a idade à medida que aumenta a presbiopia (diminuição da capacidade para acomodar). Se a hipermetropia for muito alta, o olho pode não conseguir corrigir a imagem por acomodação, é a chamada hipermetropia manifesta. Esta é uma das causas de ambliopia por privação em crianças e pode ser bilateral.
Obs.: hipermetropia latente é o grau de hipermetropia superado pela acomodação. Lembre-se : pessoas moderadamente hipermetrope pode ver bem de perto e de longe, quando jovem. Porém, quando surge a presbiopia, o hipermetrope tem primeiramente problemas com trabalho de perto (e mais precocemente do que o