O pão através das eras
BEATRIZ CORREIA DA SILVA
GABRIEL VIEIRA CURTI
JHÊNIFER RAMOS BORGES
JIULLINIE FARDERNELLY DUARTE
LEONARDO VIEIRA LOURENÇO
TAINÁ DE LIMA DA COSTA
O PÃO ATRAVÉS DAS ERAS.
PARANAVAÍ – PR 2013
“Eu como pão praticamente todo dia, prefiro muito mais um pão com margarina a uma pizza”. Leandro José Fernandes padeiro.
O pão é o resultado de uma mistura de farinha, água e sal, tendo sua primeira aparição há doze mil anos, na região da Mesopotâmia , onde atualmente encontra-se o Iraque. Más o pão nem sempre foi tão macio como nos dias atuais, nos primeiros anos de sua vida os pães eram feitos de farinha misturada ao fruto de uma árvore chamada carvalho não podiam ser comidos logo depois de prontos porque eram muitos amargos. Era preciso lavá-los várias vezes em água fervente, antes de se fazer broas que eram expostas ao sol para secar. . Mas foi com o aparecimento da profissão de padeiro na Idade Média que começou a nascer uma grande variedade de pão.
O PÃO NA EUROPA E NO BRASIL
Com as trocas comerciais entre egípcios e gregos, o pão acabou chegando na Europa em 250 a.C. Não demorou muito para ele se tornar também o principal alimento da Roma Antiga, sendo preparado em padarias públicas. Com a expansão do Império Romano, o hábito de consumir pão foi difundido por grande parte da Europa.
No Brasil, o consumo de pão só se popularizou depois do século XIX.
2-Importância do pão para humanidade
O PÃO FRANCÊS E A SUA IMPORTÂNCIA NA alimentação humana
O pão francês é uma fonte rica de energia necessária para o rendimento e a saúde do ser humano pães são basicamente produzidas a partir de duas substâncias vitais para a alimentação humana: o amido e o glúten. Um dos alimentos mais importantes que existem, o amido é um carboidrato que gera energia vital para o organismo. Já o glúten, encontrado principalmente no trigo, é o responsável pela consistência que estamos acostumados a apreciar nos os pães