Planejamento Estratégico Empório do Pão
Para se definir estratégia, é necessário remontar aos primórdios da civilização humana, compreender o contexto das diversas épocas e perceber que a origem da palavra vem da área militar. Sua origem é do grego e quer dizer na linguagem de nossos dias "aquilo que o general sabe fazer", de maneira mais clara, vencer os inimigos numa batalha. Entretanto, aplica-se à economia de mercado, onde, freqüentemente, há a denotação de um campo de batalha entre empresas concorrentes, já que todos buscam, senão a vitória, pelo menos evitar a derrota. Além disso, a preocupação com estratégia empresarial deve levar o executivo e o empresário a pensar em outras dimensões e características da estratégia.
Qual o real significado de ter uma preocupação, uma visão ou uma perspectiva estratégica de um negócio e em que medida não é suficiente ter uma elementar preocupação com as operações quotidianas, de forma tal que as execute assegurando um bom nível de eficiência? Não seria uma boa gestão operacional suficiente para assegurar o sucesso de uma empresa, especialmente em dias tão difíceis, turbulentos e imprevisíveis como os que enfrentamos atualmente? Talvez não. Uma boa gestão operacional é necessária sempre, mas nunca suficiente.
Uma gestão estratégica implica ter uma visão generalista do negócio para não transformar as metas de uma determinada área funcional nos objetivos maiores. Metas estratégicas são mutáveis. Além disso é necessário ser comprometido e envolvido. Imprescindível, também, ser dominado pela prática, o que significa que não é proibido teorizar, fazer planos ou criar modelos, mas não se limitar ao quotidiano. O futuro é incerto. Preocupar-se com o portfolio ou carteira de produtos, serviços e mercados da empresa e com o ciclo de vida de produtos e serviços, cada vez mais curtos.
Tudo isso é notado no Empório do Pão, uma panificadora moderna voltada para o mercado, com visão centrada nos resultados.
I. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - Histórico