O príncipe
Professora: Valter Acadêmico: André Luiz carvalho reis
Turma: 26 Data da Entrega: 18/09/2008
Resenha Informativa: O Príncipe.
MAQUIAVEL, Nicolau. “O PRÍNCIPE’”. Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal -12. Editora Escala. São Paulo
A obra acima citada foi publicada faz quase cinco séculos, na época foi um livro que alcançou fama e provocou a ira de muitos setores da sociedade. Nicolau expõe princípios morais e cristãos, caracterizando um manual de como deveria se portar um príncipe e como conduzir da melhor forma suas ações e governar seu estado.
Maquiavel usa o termo “príncipe” referindo-se a qualquer governante seja imperador, rei, presidente, duque, conde, senhor feudal ou mesmo príncipe. Suas idéias no decorrer da obra são exemplificadas por príncipes da época que se destacam ou por seu bom governo ou mesmo por sua má atuação no poder.
Cap.I De quantas Espécies são os principados e de que modo podem ser conquistados.
Nicolau afirma que todos os estados, todos os governos que tiveram e têm poder sobre os homens, foram são ou repúblicas ou principados. Principados que podem ser hereditários ou novos. Os novos podem ainda ser parte de um estado hereditário.
Cap. II Dos principados hereditários.
Nos principados hereditários as dificuldades para mantê-los são bem menores do que nos principados novos. Visto que se o príncipe for dotado de capacidade poderá sempre se manter no poder. Nesses casos o príncipe natural tem menos razões e menos necessidade de ofender, por isso conclui que deva ser mais amado.
Cap. III Dos principados mistos.
Como citado acima a dificuldade reside nos principados novos ou principados anexados a membros hereditários que são chamados de mistos. Porém essa dificuldade desaparece totalmente caso tenha sido extinta a linhagem do antigo príncipe e não alterando