Censo africa subsariana
Under the African Census Programme established by the United Nations Economic Commission for Africa (ECA) and with significant technical and financial assistance from the United Nations system, in particular the United Nations Population Fund (UNFPA), a large number of countries in sub-Saharan Africa conducted their first population censuses in the 1970s..
A África subsaariana corresponde à região do continente africano a sul do Deserto do Saara, ou seja, aos países que não fazem parte do Norte da África.
A palavra subsariana deriva da convenção geográfica eurocentrista, segundo a qual o Norte estaria acima e o Sul abaixo (daí o prefixo latino sub).
Efetivamente, o Deserto do Saara, com os seus cerca de 9 milhões de quilômetros quadrados, forma uma espécie de barreira natural que divide o continente africano em duas partes muito distintas quanto ao quadro humano e econômico. Ao norte encontramos uma organização sócio-econômica muito semelhante à do Oriente Médio, formando um mundo islamizado. Ao sul temos a chamada África Negra, assim denominada pela predominância nessa região de povos de pele escura e olhos castanhos.
2 Esta região do continente África composto por 43 pais que perfazia 863 milhões em meados de 2010. África subsariana distingue-se da do norte (e das demais regiões do globo) particularmente no que concerne à demografia.
Os anos subsequentes ao advento das independências possibilitaram um melhor conhecimento da demografia dos países em desenvolvimento, mercê do reforço de sistemas de observação adequados.
Efectivos e densidades populacionais
De acordo com a ONU, a população da África subsariana cifrar-se, em 863 milhões em meados de 2010. Esta mesma região em 1960 tenha 454 milhões de efectivos, facto que elevou à segunda posição, em termos de região mais populosa do planeta (a primeira é ocupada pela Ásia, com 4.075 milhões).
A diversidade da região, do ponto de vista geográfico, económico e sociocultural, está na