Recursos humanos
Nível de vida e justiça social.
http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?cod=1519590&canal=158
Taxa de alfabetização da população adulta portuguesa é de 92,5%
A taxa de alfabetização aumentou 5% em Portugal, na última década. Em todo o mundo, mais de 121 milhões de crianças não frequentam a escola.
Da Redação
Lisboa - A taxa de alfabetização entre a população adulta portuguesa aumentou cinco pontos percentuais nos últimos dez anos, passando de 87,5% para 92,5%, segundo o relatório anual da Unicef sobre a situação mundial da infância, divulgado esta quinta-feira.
De acordo com o documento, em 1990, a taxa de alfabetização dos homens portugueses situava-se nos 91% e dez anos depois subiu para os 95%. No caso das mulheres, o relatório revela que a taxa subiu de 84% para 90%. No entanto, estes valores reportam-se a um período anterior ao último recenseamento geral da população em 2001.
O Censos 2001 revelou que nove em cada 100 residentes em Portugal, com dez ou mais anos, não sabe ler nem escrever, sendo as mulheres e os distritos do sul do país os mais penalizados pelo analfabetismo.
A nível global, a Unicef alerta para o fato de mais de 121 milhões de crianças, 65 milhões dos quais meninas, não frequentarem atualmente a escola. Todos os anos ficam de fora da escola mais nove milhões de meninas do que rapazes.
Tendo como tema central a educação das crianças do sexo feminino, o relatório, intitulado "Situação Mundial da Infância 2004", refere que as iniciativas internacionais têm "defraudado de forma grave as crianças e jovens do sexo feminino, deixando centenas de milhões de meninas e mulheres sem instrução nem aptidões que lhes permitam melhorar a sua situação, a dos filhos ou das comunidades em que vivem".
"Devido ao caráter persistente e muitas vezes subtil da discriminação entre sexos, que existe na maior parte das sociedades, as moças são as primeiras sacrificadas - são as