o pré conceito da idade media
O (pré) conceito de idade média
Os homens medievais não entenderiam o que quer dizer idade media,pois viviam na época contemporânea. Falar em idade media é um modo de satisfazer a necessidade de dar nome ao passado o que seria um preconceito, porque expressa um desprezo. A idade media para os renascentistas e iluministas.
O mito da idade da trevas nasceu através de Francesco Petrarca, que se referia a esse período como tenebrae. Já o bispo Giovanni Andréa, falava em media tempestas literalmente tempo media ou com sentido figurado de “flagelo”, “ruina”, ate que nasce o termo renascimento por uma obra de Giorgio Vasari. E defenderam se em relação ao seculo passado as expressões media aetas, media antiquitas, e media tempora. Buscava se usar o latim clássicos nas produções literária ao contrario dos seculos passados que tinham um latim “bárbaro”. O pintor Rafael Sanzio chamou a arte medieval de gótica, por ser groseira, François Rabelais falava de idade media como “espresa noite gótica”. Foi no seculo 17 que a expressão medium aevum passou a prevalecer, mais seu sucesso veio com o manual escolar do alemão Christoph Keller. Porém o sentido continuava renascentista, nos seculo 16 e 17 os tempos medievais foram de barbárie, ignorância , e superstição, se lamentava o período de reis fracos. No século 18 se intensificou o menosprezo á idade media a filosofia da época era iluminista, Denis Diderot afirmava que a igreja era culpada pelo regresso da humanidade na época em que o cristianismo dominava ele denominava a igreja de “a infame”.
A idade media para os românticos.
o romantismo do seculo 19 inverteu o preconceito sobre a idade media, o romantismo era considerado o momento de origem das nacionalidades. A idade media era vista como época de fé, fase histórica da liberdade,das imunidades e dos privilégios. Para alguns teria sido época negra a ser apagada da memoria histórica, mas para outros