O projeto genoma Humana e o dilema ético
Trabalho interdisciplinar
Professor(a): Loraine Dias e Everaldo Bacana
Texto Filosófico:
O Projeto Genoma e o Dilema Ético
Equipe: Isabela Pereira Silas Luz Alexandre Ribeiro Joselmo Junior Júlio César Irlan Xavier Gabriel Rebouças
3 ano I
Junho-2014
Salvador-Bahia
O Projeto Genoma e o Dilema Ético
Em 1990 surgiu uma idéia a partir da necessidade de se estudar os genes humanos, suas características, funções e segredos. Para a biotecnologia o genoma tem a característica de carregar em si todas as informações patológicas de um ser, a partir daí esperava-se a possibilidade de encontrar os genes responsáveis por cada característica inclusive a diagnose de genes causadores de futuras doenças possibilitando a prevenção antecipada. Contudo a questão ética impossibilita o aprofundamento dessas pesquisas pelo fato do afrontamento aos direitos individuais e privativos.
A emergência que existe hoje no ramo da biotecnologia representa um avanço técnico, onde o potencial de progresso é fantástico e certamente haverá impactos múltiplos da nova tecnologia em nossa vida cotidiana e em nossas relações humanas. Para nós, a biotecnologia é inquietante porque manipula a própria vida, como é o caso do Projeto Genoma Humano (PGH), onde há uma meta de mapear o genoma humano que é constituído por 3 bilhões de pares de DNA distribuídos em 23 pares de cromossomos contendo mais de 70 mil genes.
O Projeto Genoma Humano busca uma certa concretização: “o homem estando em seu nível mais essencial”, ou seja temos de nos interessar por todo o ganho prático e conflitos éticos pertinentes que vão resultar no PGH, pois este será o método usado na invenção de novas técnicas de estudo. Os conflitos éticos que surgiram após a proposta do Projeto estão interligados aos avanços técnicos, ou seja, a moral que a sociedade moderna vai acatando ou questionando determinados avanços.
A