Projecto Genoma Humano
Projeto Genoma Humano
Índice
Introdução……………………………………………………………………………. 3
História……………………………………………………………………………… 4
Objetivos do projeto……………………………………………………………… 4
Benefícios do projeto………………………………………………………………. 5
Projeto Genoma Humano na atualidade………………………………………….. 6
Vantagens vs Desvantagens…………………………………………………………. 6
Conclusão……………………………………………………………………………. 9
Bibliografia………………………………………………………………………….. 10
Introdução
Este trabalho abordará um dos assuntos mais estudados na biologia: a genética. Nos, seres humanos fomos gerados através da união de um óvulo vindo da mãe e um espermatozoide vindo do pai, ambos haploides (n) com 23 cromossomas cada. Essa união gera, então, a primeira célula de todo o ser humano: o zigoto (2n- diploide, com 46 cromossomas). Cada cromossoma é uma sequencia de DNA, e são esses cromossomas que determinam o sexo e as características de cada individuo. Há alguns anos atrás, os cientistas tentaram sequenciar o Genoma no chamado Projeto Genoma Humano.
O Projeto Genoma Humano (PGH) reúne um esforço internacional para o mapeamento do genoma humano e a identificação de todos os nucleotídeos que o compõem. Após iniciativa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, centenas de laboratórios de todo o mundo se uniram à tarefa de sequenciar, um a um, os genes que codificam as proteínas do corpo humano e também a sequência de DNA que não são genes. Laboratórios de países em desenvolvimento também participaram do empreendimento com o objetivo de formar mão de obra qualificada em genética.
História
O projeto foi fundado em 1990, com um prazo de conclusão de 15 anos. James D. Watson, na é poça era chefe do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos da América, e assumiu inicialmente a direção do projeto. Em 1990, o Projeto Genoma Humano tinha o envolvimento de mais de 5000 cientistas, de 250 laboratórios diferentes. O projeto contou com o envolvimento de diversos