o programa nuclear brasileiro
HISTORIA...
O Brasil já era capaz de produzir urânio metálico desde 1954, aliado com a vontade de ter sua própria estrutura nuclear, no começo da década de 1960 o Brasil negociava com a França para adquirir um reator nuclear, porém as negociações não progrediram, sendo assim o Brasil procurou o Estados Unidos, e fechou o negocio, obtendo assim o seu primeiro reator em 1971. Em 1976, durante o governo Geisel, foi assinado um acordo com a Alemanha para um total de 10 reatores.
No ano de 1986 entra em operação, o reator nuclear construído por uma empresa norte americana, na usina de Angra I. Somente em 2002 a segunda usina nuclear - Angra II - construída com tecnologia alemã, entra em operação, garantindo que o Estado do Rio de Janeiro deixasse de importar e passasse a exportar energia elétrica.
ATUAL ESTRUTURA...
O Brasil conta hoje com 2 usinas nucleares em funcionamentos sendo elas ANGRA I, ANGRA II, Em 2001 com a imposição do Governo Federal de racionamento de energia em grande parte do país, foi retomado o plano de expansão nuclear brasileiro, com a construção da usina nuclear ANGRA_III prevista para entrar em funcionamento em maio de 2018, todas as três usinas nucleares brasileiras estão situadas na cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
FUTUROS INVESTIMENTOS...
O Governo Federal através do Ministério de Minas e Energias tem expectativas de que até o ano de 2030, novas usinas nucleares sejam construídas no Brasil, por ser considerada uma energia limpa.
VANTAGENS DAS USINAS NUCLEARES.
*Não contribui para o efeito de estufa;
*Não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio etc.;
*Não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação;
*Não depende da sazonalidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos);
*Pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera;
*È a fonte mais concentrada de geração de energia
*A quantidade de resíduos radioactivos gerados é