O Programa Equilibrio
INTRODUÇÃO
O Programa Equilíbrio é um projeto, desenvolvido pelo Departamento e Instituto de
Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
Foi implantado no município através do Decreto Municipal nº 48.141, de 14 de fevereiro de 2007 e atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social do centro de São Paulo, que se encontrem nas ruas ou em abrigos.
O objetivo é oferecer espaço onde desenvolvam atividades saudáveis, aproximar a família e acompanhar longitudinalmente a reintegração sócio-familiar, através de atendimento individualizado. Num clube na Barra Funda, as crianças recebem atendimento de pediatra, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeuta, psicopedagogo. Experimentam atividades nas oficinas: arte-terapia, comunicação, terapia ocupacional, esporte, horta, música. A partir da descoberta de suas potencialidades, cada criança traça seu projeto de VIDA, tendo o apoio da equipe do Equilíbrio para colocá-lo em prática.
O Equilíbrio atua em conjunto com outras equipes, principalmente das Secretarias
Municipais da Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social, que atendem esta população, dando supervisão e promovendo reuniões de discussão de caso, para integrar o atendimento desta população.
ORIGEM
Em novembro de 2005, o então subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo, procurou o
Instituto de Psiquiatria da FMUSP para solucionar este problema e prover melhores oportunidades às crianças dali. E assim surgiu o Programa Equilíbrio, coordenado pela Profª
Dra. Sandra Scivoletto e uma equipe de profissionais do Instituto de Psiquiatria (IPq), em
parceria com abrigos e Centros de Referência da Criança e Adolescente (CRECA) da região central da cidade, além de entidades governamentais. Durante o ano seguinte, Profª. Sandra fez pesquisas quanto às necessidades daquela população, quais as ações feitas