O Profissional do futuro das gera es Baby Boomers
Por meio da Globalização são formadas as gerações na sociedade, caracterizando as mudanças que vivenciamos em nosso meio, pelas diferenças sociais, culturais e socioeconômicos. No final da década de 1940 logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, surgiu a “Geração Baby Boomers”. Trazendo ao mercado de trabalho valores como a preocupação, a qualidade de vida, a busca pela autonomia e a lealdade entre si mesmo e com a organização. Eles são reconhecidos pela sua experiência, a estabilidade no emprego. Nos dias atuais, a Baby Boomers, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas. Em geral, eles têm dificuldade para lidar com as gerações mais jovens devido aos seus ideais e valores.
Na década de 60 a história vê o nascimento da “Geração X” já fazendo o uso da tecnologia. Essa geração vivenciou no Brasil acontecimentos como as “Diretas Já” e o fim da ditadura. Caracterizada atualmente por certas resistências em relação a tudo que é novo, conhecida também como a geração mais equilibrada que não se precipita nas tomadas de decisões.
Depois veio a “Geração Y” na década de 80, que em tão pouco tempo presenciou os maiores avanços da tecnologia e quebras de paradigmas. Conhecidos pelo potencial inovador e por ter capacidade de realizar várias coisas ao mesmo tempo como assistir TV, ouvir música, mexer no celular, navegar na internet, entre outros. O profissional dessa geração apresenta o desejo constante por novas experiências, mudanças rápidas, inovar a qualquer custo.
E por fim, nos anos 90 surgi a “Geração Z” com um perfil imediatista, uma geração conectada á internet. O comportamento individualista de certa forma antissocial em que o valor familiar, como sentar-se à mesa e conversar com os pais, não é tão expressivo quanto aos contatos virtuais. Os jovens dessa geração não tem paciência com os mais velhos para explicar as coisas e querem tudo para o agora.
Conclusão
Toda essa diferença