Frei Otto
Frei Otto nasceu em 31 de Maior de 1925 em Siegmar, Alemanha. É um arquitecto conhecido mundialmente e com uma carreira muito peculiar, destacou-se no ramo da investigação em que novas ideias, técnicas e recursos arquitectónicos revelam um interesse único pelo progresso da Arquitectura Contemporânea. Frei Otto tem grande variedade de temáticas e ao longo da sua carreira destacam-se os princípios das estruturas leves, as estruturas tensionadas, o estudo da forma e as abóbadas de celosia através de processos físicos de auto-geração.
Teve grande influências do pai e do avô, que eram ambos escultores, e desde pequeno que tem uma necessidade de inventar e ele próprio afirma ““[...] desde criança uma diversão ou uma obsessão; tinha que estar sempre inventando e construía os inventos mais curiosos que nada tinham que ver com arquitectura.” SONGEL, Juan Maria -‐ Frei Otto. Conversación con Juan Maria Songel. p.37. [trad. do a.].
O arquitecto e engenheiro Frei Otto foi fundador de importantes núcleos de desenvolvimento e investigação na área das tensoestruturas, a partir da década de 60 do séc. XX.
Frei Otto começou por experimentar formas leves e através da execução de testes em modelos em escala reduzida, com materiais como o sabão (nos seus testes quando se formasse uma película de espuma entre a malha estrutural, a estrutura estaria estável), cabos e membranas de elástico as quais ele usava para criar a tensão.
O arquitecto também se apoia no uso de sistemas não convencionais como os sistemas “imateriais”, baseados nos campos magnéticos, nos sistemas materiais de formas instáveis (como os líquidos, os gasosos, os viscosos ou os plásticos), permitindo, através da capacidade de modelação destes, uma arquitectura mais criativa, viva e orgânica, mas também não tão “rígida” como a maioria