Estruturas Tensionadas
Frei Otto e Gunther Behnisch conceitualizaram para os Jogos Olímpicos de Munique de 1972 uma estrutura tensionada suspensa sobre o terreno, ramificando-se pelo natatório, ginásio e estádio principal.
Figura 1, foto do local.
A superfície tensionada contínua que une todos os edifícios principais dos Jogos Olímpicos está sujeita a um sistema estrutural hierárquico que cria uma série de volumes pelo terreno.
Figura 2, foto da cobertura.
A estrutra da cobertura do estadio é formado por nove redes em forma de sela de cabos de aço 25 milímetros espaçados em uma grade quadrada 762 milímetros. A sela estende-se 65m e atinge uma altura máxima de 58m. Logo essa estrutura é toda tensionada como mostra a imagem abaixo com o caminho das forças que ela exerce.
Figura 3, mostrando a tração.
O invólucro da estrutura consiste numa folha de poliéster revestida de PVC, 2,9 x 29 milímetros e 4 mm de espessura. Para evitar deformações devido à temperatura, válvulas de neoprene repousa sobre o tecido é suspensa em postes de aço de 12 mais de 80 m de comprimento, formando uma area de 74.800 m².
Figura 4, foto interna mostrando a cobertura.
As redes de cabo são duplamente curvada. o resultante forma de sela dupla curvatura impede a copa de facilmente tremulando ao vento. O comprimento total de cabo de aço no complexo ultrapassa 408 km e cargas de tensão na rede de cabo são tanto como 5000 toneladas.
Mastros de aço utilizados para suportar o convés são classificados em dois grupos:
A) Suportes externos com alta suspenso por lugares nos cabos center. Estes estão suspendendo a malha que forma a estrutura de cobertura tencionando-a, como mostra na foto, e possuem uma altura de 76 m.
Figura 5, mostra os mastros tensionando a estrutura de cobertura.
Os mastros sofrem compressão devido o tensionamento dos cabos que ele sustenta, como mostra na figura 6. Além disso o mastro é estabilizado lateralmente através de uma rede de