o professorado critico
Vamos refletir sobre o desenvolvimento profissional do professorado constituído pelo nosso processo de humanização e de profissionalização. Processo no qual a formação inicial e continuada tem um papel fundamental a desempenhar.
O estudo sobre o trabalho docente tem apontado a importância de considerar os diferentes aspectos de sua historia como constituintes de sua identidade profissional.
Ha muitos fatores que influenciam o modo de pensar do professorado ao longo do processo de ensino, constituído a partir da dimensão da percepção subjetiva do sujeito de sua individualidade e os papeis sociais que desempenha, pois o professor é uma pessoa; e uma boa parte da pessoa é professor.
A outra dimensão é do desenvolvimento profissional, que deve estar intimamente relacionado com o desenvolvimento da escola, com o desenvolvimento e a inovação curricular, com o desenvolvimento do ensino e com o desenvolvimento da profissionalidade docente.
Cabe também ressaltar que o desenvolvimento profissional deveria contribuir na implementação de propostas que tivesse como foco central um trabalho colaborativo mais amplo, propiciando mudanças significativas a todos os envolvidos nesse processo.
Muitos estudos têm sido feitos, o que tem contribuído para com esse novo entendimento de desenvolvimento profissional, entendendo que a formação envolve toda carreira docente.
27
3.1 A formação docente como constituinte da identidade profissional
A preocupação com uma melhor qualidade na educação, tem levado a questionar os modelos formativos do professorado. Os cursos de formação de professores não têm contribuído para formar um docente profissionalizado e mais competente que possa dar as respostas aos atuais desafios que requer uma sociedade em constante mudança.
Os cursos ao desenvolver um currículo formal com conteúdos e atividades de estágios distanciados da realidade das escolas não da conta de captar as contradições