TRANSITO EM BAIRROS DE CAMPINAS
Esse continua sendo o lema do Secretário Municipal de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, que assumiu em janeiro deste ano. Ele tem muitos planos na região, mas todos aguardam recursos de contrapartidas de 12 empreendimentos, como revelou na última reunião do Conselho de Segurança (Conseg) Taquaral, realizada em 20/10.
Barreiro foi convidado para participar porque muitas discussões que ocorrem no Conseg são decorrentes de problemas relacionados ao tráfego, como os gargalos provocados pelo adensamento, os conflitos e insegurança em algumas vias, entre outros. Além de apresentar diretrizes viárias novas – que dependem de contrapartidas e por isso não tem data para implantação – ele afirmou que a revisão do Plano Viário da cidade vai priorizar o transporte não motorizado, como pedestre e bicicletas, além da reestruturação do transporte coletivo.
Questionado por uma moradora se para tirar os carros das ruas será implantado rodizio de veículos em Campinas, o secretário argumentou que não considera esse sistema tecnicamente viável. Mas indicou “soluções criativas como pedágio urbano no centro da cidade” para inibir o cidadão a andar de carro. Mas admitiu que, primeiro, é preciso melhorar o transporte público, “já que o crescimento da cidade é inevitável e a falta de planejamento levou a essa situação que temos hoje”.
Bela Vista
Enquanto as soluções a médio e longo prazo ainda estão no papel, a Emdec criou um plano emergencial para atuar mais rapidamente em 30 pontos críticos da cidade. Entre eles, está o Balão da Bela Vista (cruzamento das Avenidas N.S. de Fátima, Julio Prestes e José de Souza Campos). “Se tudo der certo até o final do ano as alterações estarão implantadas neste local”, diz Barreiro. Ele não adiantou detalhes, porque pretende apresentar o projeto primeiro para comerciantes e moradores das imediações, para explicar as mudanças pretendidas.