O Professor Pesquisador No Ensino De Matem Tica
O PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE MATEMÁTICA
PONTO BELO
2014
VIVIANE FRANCISCO DOS SANTOS
O PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na conclusão da especialização em Matemática pela FANAN.
PONTO BELO
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo geral de refletir sobre a importância do professor de Matemática ser um pesquisador e como o sujeito central do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Professores e alunos vivem o processo de construção da história educacional brasileira como propunham os pioneiros da escola nova, essas propostas trouxeram uma ressignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que a educação se voltou para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. O que permite uma aprendizagem por meio da participação ativa do educando e da aplicação didática nas situações de aprendizagens, para melhor definir este artigo é preciso que o repensar do ensino de Matemática seja vivenciado pelos educadores, pois eles são agentes multiplicadores dentro da rede de ensino. Somente assim será provável partir para a definição do conteúdo e das práticas pedagógicas, uma vez que essas são intrínsecas do contexto ensino aprendizagem.
O PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE MATEMÁTICA
O ensino de Matemática ainda hoje é considerado um desafio nas escolas, não há muito interesse por parte dos alunos e por vezes os professores acabam desestimulados, é preocupante o número de alunos com dificuldades comparando com outras áreas de conhecimento. Neste processo o professor se torna o sujeito central e cabe a ele a responsabilidade de desenvolver o seu papel enquanto mediador do saber. Mesmo com tantas mudanças ainda são constantes as reclamações feitas por pais e professores de que o aluno não sabe fazer contas. Essa reclamação tem fundamento pois o conhecimento superficial dos números