O professor: ontem, hoje e amanhã
SUPERVISÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DISCIPLINA
Modelos e Práticas de Formação de Professores
PROFESSORA
Drª. Verônica Nascimento
O Professor: ontem, hoje e amanhã
MESTRANDO E MESTRANDA
Prof. Esp. Walder Rezende de Almeida
Enf. Esp. Michelle Pena Nery Luz
BELÉM/PA –
Março/2013
O Professor: ontem, hoje e amanhã * O Professor Ontem
Para falarmos do Professor ontem, vamos fazer uma restrospectiva do surgimento dessa profissão e consequentemente ao surgimento da Escola, lugar onde a profizionalização se efetivou.
Nesse sentido, a Escola como instituição aparece em meados do século XVI, sendo está para atender as elites. Somente a partir do final do século XIX em diversos paises, a Escola primária pública, obrigatória e gratuita foi criada para as classes populares, trazendo uma curiosidade com relação as criaças e o trabalho infantil, temática essa recorrente nos dias de hoje.
“essa criação esta associada também ao surgimentpo da preocupação em extinguir o trabalho infantil antes dos dez anos de idade, comun nos séculos anteriores” (Vasconcelos, 2004, p.59) O Professor dessa época tinha a tarefa de ensinar a ler, a escrever e a contar, e a Escola como um todo, além da tarefa inerente ao professor, de acordo com a citação acima, tinha a responsabilidade de intervir através da educação no trabalho infantil.
Nesse momento em que o Professor comquista sua primeira identidade profissional a de Mestre, pode-se dizer também que é um momento importante da história, pois quebra o paradigma de que a criaça e o adulto podem se responsabilizar por questões semelhantes indepemdente de suas idades.
“(...)na Idade Média a criança era vista como um adulto em miniatura que, quando era capaz de valer-se por si mesmo, integrava-se à comunidade, participando de suas penalidades e alegrias. Nas classes populares essa representação permanece ainda durante os séculos seguintes.” (Vasconcelos, 2004, p.61) Novoa, segundo Vasconcelos