O Professor: Ontem, Hoje e Amanhã
Disciplina: Modelos e Práticas de Formação de
Professores
O Professor: Ontem, Hoje e Amanhã
Belém, Pará, Brasil
2013
Introdução
A docência é uma das profissões mais antigas que se tem conhecimento, através dela surgiu a maioria dos profissionais das mais diversas áreas e nos mais diversos graus de formação. Observa-se que a profissão de professor vem se modificando ao logo dos anos, tanto na forma de trabalhar como na maneira que a sociedade a enxerga.
Com uma sociedade que está sempre em transformação e cada vez mais exigente, o professor e a escola devem se adaptar a este novo público que também mudou ao longo dos anos.
Estas alterações levam tempo, visto que o professor está sendo cada vez mais sobrecarregado de trabalho e depende das políticas públicas que tem o poder de decidir para onde serão os rumos destas mudanças.
Ao longo dos anos nota-se que o governo, escola e professor não trabalharam em harmonia, pois muitas vezes as decisões tomadas nas esferas maiores nem sempre estavam de acordo com os interesses da comunidade. É neste cenário que o presente trabalho procura abordar e discutir pontos importantes na história da educação do Brasil.
Desenvolvimento
Na época do imperialismo, somente quem tinha posses enviava seu filho para estudar no exterior, onde geralmente o destino era a Europa. Com o passar dos anos surgiram às escolas e universidades no Brasil.
Porém a sua existência e necessidade eram contestadas no início. Com isso a escola foi se afirmando de forma lenta e era ‘identificada como “escola de primeiras letras”, cujos objetivos passavam pela aprendizagem rudimentar da leitura, da escrita e das contas, o que para elite brasileira à época já era um significativo passo de concessão para pobres, negros e brancos livres’.
(Vasconcelos, 2004, p. 58).
Desta forma o professor não tinha liberdade para trabalhar, pois devia seguir as determinações da escola ensinando somente o básico