O professor entre o sucesso e o fracasso escolar
Resumo: O professor que se propõe a ensinar nos dias atuais deve, antes de tudo, rever seus conceitos e conhecimentos sobre seus métodos de ensino. Não basta apenas conhecer o passo a passo de cada um, mas sim, conhecer o aprendiz e a forma como ele aprende. Muitas pesquisas foram desenvolvidas com o intuito de elucidar questões sobre como o aluno aprende, como se dá esse processo, porém parece que na prática a maioria dos professores ainda não se sente à vontade para desprender-se das amarras do ensino tradicional que há tanto tempo reina nas escolas públicas e particulares do Brasil.
Palavras-chave: Aprender. Ensinar. Professor. Didática.
Introdução
O fracasso escolar brasileiro amplamente divulgado pelas mídias após as avaliações externas tem levado alguns professores a refletir sobre sua didática.
Esses profissionais buscam atualizar seus conhecimentos buscando diversificar e aprimorar suas práticas no qual o objetivo é que professor e aluno deve componham uma parceria de sucesso, caso contrário, os dois saem prejudicados, um por não receber o que é seu de direito o outro por se sentir fracassado na sua jornada profissional.
Para dar mais sentido a nossa discussão faz-se necessário elencar as mudanças mais significativas ocorridas na educação brasileira no século XX, pois foi nesse período que aconteceram as mais significativas mudanças na educação brasileira desde a massificação da educação pública e gratuita até criação da LDB – Lei de diretrizes e Bases da Educação que reorganizou e modificou tanto as práticas pedagógicas como a organização interna das Instituições educacionais.
Mesmo depois de tantas mudanças as escolas atuais ainda buscam caminhos para alcançar a tão discutida aprendizagem significativa que levará os alunos ao sucesso escolar.
Também