Tecnologias de gestão
Para ajudar nessa difícil tarefa, os orientais desenvolveram um programa que auxilia na melhoria da qualidade, produtividade, segurança e saúde do trabalho em equipe e da satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho. É o famoso “5 S” ou Programa dos Cinco Sensos.
luminação
Os locais de trabalho devem ter iluminação adequada, natural ou artificial, apropriada à natureza da atividade. Ou seja, o tipo de iluminação utilizada no ambiente de trabalho deve estar relacionado ao tipo de atividade que é realizada ali. Além de ser distribuída e difusa de maneira uniforme (igual), a iluminação deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.
No ambiente de trabalho, é comum encontrar alguns problemas que precisam ser evitados como: * Nível insuficiente de iluminação – esse tipo de problema pode causar percepção inadequada dos detalhes, queda de rendimento do trabalhador, além de erros, cansaço etc.;
* Claridade excessiva ou de ofuscamento – gera a fadiga visual;
* Tamanho inadequado de letras e objetos – ocasiona fadiga visual e posturas forçadas, para enxergar melhor;
* Inexistência de bom contraste dos limites do objeto;
* Uso de lâmpadas de baixa reprodutibilidade cromática como lâmpadas de vapor de sódio para atividades em que a percepção de cores é fundamental.
Transporte e armazenamento de materiais (NR 11)
O procedimento de Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, tanto de forma mecânica quanto manual, e tem o objetivo de prevenir acidentes.
Veja alguns dos requisitos estabelecidos pelo procedimento na lista abaixo: * Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinal de advertência sonora (buzina).
* Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou