O professor eficaz
Estes professores têm uma base de conhecimentos que lhes permitem lidar com determinadas matérias de forma esclarecida e eficaz. Logo terá de ter bases sólidas sobre o ensino, incluindo a sua aplicação em diversos contextos.
Quanto à justiça social não deve discriminar, deve tratar de maneira igual aquilo que é diferente, ou seja, não se pode exigir de um aluno de uma classe desfavorecida o mesmo que a um outro aluno de um estrato social mais alto. Deve-se ter conhecimento sobre o aluno nomeadamente sobre a classe social a que pertence.
Deve dar as mesmas oportunidades a todos os alunos, independentemente do seu estrato social.
O professor eficaz tem um repertório de práticas eficazes, estratégias ou processos e vão aumentando o seu repertório ao longo da sua carreira. Estes professores desempenham três funções:
- Liderança-ser um líder e motivar os seus alunos;
- instrucional- utilizar os melhores métodos e processos na instrução diária;
- Organizacional- ser organizado e cooperar com a comunidade educativa quer seja colegas, pais ou direção da escola.
No ensino não existem receitas próprias, deve aceitar que ainda tem muito que aprender, o professor deve fazer uma “reflexão e aprendizagem ao longo da vida”. Uma reflexão todos os dias, ou seja um balanço diário daquilo que se passou e adotar métodos e estratégias de ensino diversificadas para cada turma ou alunos.
Também deverá fazer uma aprendizagem ao longo da vida, como qualquer profissional de outra área, quando o conhecimento necessário se modifica com os novos desafios e progressos da ciência e da tecnologia.
Na minha opinião todos estes cinco aspetos são muito importantes pelos motivos já