O processo - filme
Fazer um texto sobre a relação Direito e sociedade apresentada no filme O processo. Faça uma problematização da realidade vivida pelo personagem central diante da racionalização (burocracia) e da divinização do direito.
No filme é contada a estória de um homem que sofre a angústia de ser réu num processo judicial. Na sua busca pela inocência, o personagem se depara com a força do sistema, intransponível, que o está condenando. O desenrolar da estória é complexo e os diálogos são truncados e confusos, assim como as várias fases de um processo judicial. A retratação da forma divina que alguns personagens assumem fica evidente no filme, tal qual ocorre no Poder Judiciário.
O protagonista do filme busca insistentemente entender as razões que o levaram a ser réu. Esse, talvez, seja o sentimento comum a todos aqueles que se submetem, ou são submetidos, a ser parte num processo na justiça. Quando não militante nessa área, as pessoas sentem-se perdidas e não veem muito sentido nas diversas etapas de uma ação judicial. Isso pode ser explicado tomando-se por referência a perspectiva que cada um tem do processo, buscando entender sempre da forma que mais lhe é favorável, o que é natural a qualquer ser.
Em sua busca, o protagonista percorre os meandros da justiça. Encontra personagens que vivem aprisionados em suas funções, que nem mesmo entendem sua razão de ser, e que se sentem impotentes para mudar sua realidade. Alguns deles tentam seduzir o protagonista, mas este não se deixa levar pelas circunstâncias, demonstrando sua autenticidade e sua determinação em provar sua inocência. Essa, sem dúvida, é uma importante contraposição do que ocorre no sistema judiciário. Aqueles que adentram esse sistema tendem a sofrer uma homogeneização de comportamento e de pensamento, que, mesmo quando contrários, seguem a mesma