Princípios da contabilidade
Exemplo 1: Um colaborador da empresa Xiririka entra na justiça trabalhista pedindo $ 40.000,00 de indenização. O contador da empresa procura um advogado e lhe solicita sua opinião sobre o processo. O advogado informa que existe a possibilidade de 50% do colaborador ganhar a causa e de 50% de não receber nada. Seguindo qual princípio, o contador resolve provisionar o valor de $ 40.000,00 como uma contingência trabalhista (exigibilidade)?
PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA
Diante de duas alternativas, igualmente válidas, para a quantificação da variação patrimonial, devemos adotar o menor valor para os bens ou direitos e o maior valor para as obrigações.
|
Exemplo 2: A empresa Xiririka adquiriu um terreno, no valor de $ 70.000,00 (setenta mil), onde deseja construir um novo prédio com o objetivo expandir suas operações. Passado algum tempo, a empresa recebe informação que nas proximidades do terreno será construído um Centro Empresarial, o que valorizou o imóvel em $ 30.000,00 (trinta mil). Embora o valor de mercado do terreno seja de $ 100.000,00 (cem mil) a contabilidade manterá seu valor em $ 70.000,00 (setenta mil), pois de acordo com este princípio (qual?), não podemos alterar o valor desse bem que faz parte do patrimônio da empresa. Apesar de esta ser a regra geral, existem duas exceções no caso brasileiro, a saber:
• Quando o valor de mercado do bem é menor que o custo histórico: O valor pode ser ajustado para o valor de mercado, desde que se tenha certeza que não se conseguirá reverter essa perda de valor no futuro.
• Quando o valor de mercado do bem é maior que o custo histórico: A princípio, não se podem antecipar lucros futuros. Porém, existe um instrumento chamando tecnicamente de Reavaliação, utilizado somente para bens tangíveis operacionais. Neste caso, a empresa contrata três peritos ou empresa especializada, com o objetivo da emissão de um laudo de avaliação, que atestará o valor do bem e a sua vida útil