O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO
Introdução
Podemos caracterizar o processo de desenvolvimento humano como o conjunto de competências manifestas em determinado momento da vida do individuo.
O texto traz que alguns pontos de teorias do desenvolvimento humano, na antiguidade acreditava-se que os fatores inatos determinavam grandemente o comportamento das pessoas, essa sempre existiu sem muitos questionamentos ate aproximadamente o século XVII. Nesse meio termo desenvolveu outra corrente ligada ao cristianismo e ao judaísmo onde se pregava a igualdade dos homens.
Foi John Locke que defendeu a ideia de igualdade do homem ao nascer, atribuindo as diferenças entre as pessoas observadas a fatores ambientais e sócio culturais. A partir dai surgiu uma grande controvérsia sobre o processo do desenvolvimento humano havia os que defendiam a os fatores inatos e os que defendiam os fatores do ambiente e socioeducacionais e também os extremistas que explicam o comportamento humano mediante a interação sujeito – objeto, o que envolve a contribuição de processos hereditários, genéticos, maturacionais, bioquímicos, processos de estimulação ambiental e aprendizagem entre outros fatores.
Verificação da Leitura
Dentre as varias opiniões expressadas no texto o que pode se ver é processo de desenvolvimento esta fortemente ligada maturação do individuo, pois se o mesmo não apresentar a estrutura para realizar uma ação mesmo com todo aprendizado terá muita dificuldade ou não conseguira realizar a atividade proposta.
A maturação é mudança ordenada e sequencial do individuo muitas vezes previsíveis do comportamento humano. Já a aprendizagem é o que o individuo apropria se nas suas relações com o meio.
No processo de maturação existem dois pressupostos, no primeiro é de que não havendo maturação não haverá aprendizagem e no segundo a maturação prepara e torna possível a aprendizagem, que por sua vez empurra o processo de maturação.
A maturação se divide em varias fases, embora haja do