Processo de desenvolvimento
Aula 01
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 01: Introdução à engenharia de software
Objetivo: Apresentar os antecedentes históricos da engenharia de software, comentar sobre seus principais conceitos de software, descrever o que caracterizou a crise do software e exemplificar algumas das suas principais áreas de aplicação.
Antecedentes históricos da engenharia de software
Vamos, inicialmente, fazer um breve histórico dos principais fatos que ocorreram no mundo da tecnologia que justificaram a criação deste ramo da computação. É interessante você notar que algumas décadas atrás, não se tinha ideia da importância que os computadores e, em especial, o software (programas de computadores), iriam ter e como iriam afetar profundamente a vida de todos nós.
A denominação “engenharia de software” surgiu em 1968, em uma conferência organizada para discutir a chamada “crise do software”. Para sermos mais precisos, o termo foi criado no início da década de 1960, tendo sido utilizado oficialmente na NATO Conference on Software Engineering (Conferência da OTAN sobre Engenharia de Software), que aconteceu na cidade de Garmisch, Alemanha.
Nesta ocasião, todos estavam preocupados em contornar os efeitos da crise do software e buscar maneiras de dar um tratamento de engenharia mais sistemático e controlado, ao desenvolvimento de sistemas de software complexos.
Desta forma, como o principal objetivo dessa conferência foi estabelecer práticas mais maduras para o processo de desenvolvimento de software, ela é considerada como o evento que