O processo de urbaniza o
MUNDO CONTEMPORÂNEO
Prof. Rodrigo
HISTÓRICO DA URBANIZAÇÃO
MUNDIAL
•
Fim do século XVIII e início da Primeira Revolução Industrial
– 3%.
•
Início do século XX – 14%.
•
Em 2010 – 51,6.
•
No ano de 2050 está previsto chegar a 67%.
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO:
Processo de urbanização é o nome dado a transformação de espaços naturais e rurais em áreas urbanas(cidades), simultaneamente a transferência de população do campo para a cidade que ocorrendo em massa recebe o nome de Êxodo Rural.
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO:
Os primeiros processos de urbanização ocorreram cerca de 5 mil anos atrás. São exemplos as cidades de Ur e Babilônia. As cidades voltam a perder a importância na idade média no período feudal com a descentralização políticoeconômica. Com o início do capitalismo as cidades retomam de volta a sua importância já que se transformam novamente no centro econômico mais importante.
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO:
Com a revolução industrial o processo de urbanização ganhava cada vez mais importância para o mundo capitalista mais foi a partir do século XX que esse processo cresceu de forma até desordenada. O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO:
Os principais motivos para tão processo eram Os Atrativos, que atraiam as pessoas para as cidades e também Os Repulsivos, que repeliam as pessoas dos campos.
Sendo predominante em países desenvolvidos Os Atrativos estão associados ao processo de industrialização. Já Os Repulsivos, mais comuns em países em desenvolvimento se associam a péssima condição de vida na zona rural. OS PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS:
DESIGUALDADE E SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL
Em todas as grandes cidades do mundo, existe uma espécie de fragmentação. Cada bairro apresenta sua função sendo elas: centro comercial, financeiros, industriais residenciais e lazer. Porem tem aqueles bairros que apresentam todas essas funções. As cidades assim são conhecidas como policêntricas. A parte ruim disso tudo é que os cidadãos dessas cidades não a vivenciam