Fases da Consultoria
Geovana Sabadini
Hansi Muller Barbosa
Lilian Segnini
Marco Antonio Generoso
Vanessa Doricci
8º A – Administração Noturno
Fases da Consultoria
1) Contratação
Nesta fase é realizado o contrato inicial com a organização - cliente, onde se estabelece uma primeira investigação sobre qual é o problema, quais as expectativas do cliente (contrato psicológico) e negocia-se o contrato formal (prazos, preços, produtos) e se o consultor é a pessoa certa para trabalhar com esse assunto, quais são as expectativas do cliente e como iniciar o projeto.
Negociar desejos:
Negociar quais são os desejos da organização – cliente que possam ser atendidos por um consultor. São, geralmente, os problemas que a organização – cliente está enfrentando e que não está sendo capaz de resolver.
Ex.: A organização negocia com o consultor o desejo de trabalhar com uma filosofia Just in time, e para isso, necessita que o consultor auxilie;
Enfrentar motivações conflitantes:
Nesta etapa o consultor, ao apresentar para a empresa o projeto de melhora, pode ter problemas com as filosofias da empresa. A empresa pode apresentar motivações conflitantes, dificultando a negociação e o contrato. Essas motivações conflitantes devem ser bem administradas pelos consultores.
Ex.: A empresa quer trabalhar com a filosofia Just in time, mas quando o assunto são os estoques, ela se mostra irredutível em trabalhar com o mínimo de estoque ou com estoque zero, pois os estoques trazem segurança.
Lidar com preocupações relativa à exposição e a perda de controle:
O consultor tem que saber lidar com a preocupação que a organização – cliente tem em se expor e perder o controle da situação.
Ex.: Ao prestar de serviços de consultoria que ajudem a empresa a adotar uma filosofia Just in time, o consultor deverá conhecer todas as etapas do processo produtivo e permancer na empresa durante muito tempo, para fazer análises. Isso pode trazer uma certa insegurança para a empresa devido a exposição.
Contrato