consultoria interna de rh
A consultoria é um processo interativo de um agente de mudanças que assume a responsabilidade de ajudar os executivos e os profissionais nas tomadas de decisões, mas sem ter controle direto da situação.
As atividades de consultoria são como ações estratégicas que permitem aos gestores visualizar caminhos que os levam a administrar suas áreas de trabalho de forma eficaz, quando uma empresa contrata uma consultoria, sendo ela interna ou externa, mostra que o foco não esta mais nos resultados e sim na forma como esses são atingidos e superados por meio de outra forma de gerenciamento. Dessa forma, ela não pode ser enxergada como uma técnica ou um cargo, mas pode ser definida como um novo recurso que contribui para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho da equipe de empregados e da organização.
Com o clima de competitividade cada vez maior, as empresas confrontam-se com a necessidade de reação imediata aos novos desafios e isso implica, muitas vezes, em alterações na estrutura da própria empresa. Nessa altura, recorrer a uma consultora pode ser a forma mais rápida e eficiente de melhorar o seu negócio. Um caminho que pode parecer fácil, mas que tem também os seus riscos.
Antes de decidir se uma consultora é a solução ideal para o seu problema, deve responder a uma série de questões que ajudam a clarificar as suas opções:
Qual o problema a resolver na sua empresa?
Existem recursos internos para a resolução desse mesmo problema?
É realmente necessário proceder a um trabalho de consultoria?
Se sim, é melhor fazê-lo internamente ou recorrer a especialistas externos?
Quando temos um projeto de consultoria a realizar, é necessário definir um plano de ações com inicio, meio e fim. Existem três principais fases no projeto, que veremos a seguir.
Fase 1 – levantamento: fase inicial em que a equipe de consultores toma conhecimento das áreas envolvidas e todas as atividades que estão sendo desenvolvidas, geralmente, essa fase leva um tempo maior