O Processo De Renova Ao Do Servi O Social
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGIOS DO SERVIÇO SOCIAL
TEMA: A Renovação do Serviço Social sob a Autocracia Burguesa
Fonte: NETTO.In Ditadura e Serviço Social, Cap. 2, 1991, S.P. Cortez Editora.
FARIAS, A.B.Entre Explicação e Compreensão: resgate histórico dos modelos teóricos no serviço social(entre 1936-1985)
1 A Renovação e o Serviço Social.
1.1. A renovação expressa um conjunto de características novas que durante a repressão da autocracia burguesa o serviço social, articulando elementos de sua tradição e tendências do pensamento social contemporâneo , procura mostrar legitimidade na pratica , na medida em que, responde as demandas sociais, sistematiza e tenta a validação teórica mediante a remissão as teorias e disciplinas sociais( NETTO, 1991, p.113).
1.2. Traços característicos da renovação. O debate interdisciplinar se constitui uma das características do processo de Renovação do Serviço Social. Esta característica se expressa:
Na instauração do pluralismo teórico, ideológico e político no marco profissional, deslocando uma sólida tradição de monolitismo ideal.
Na crescente diferenciação das concepções profissionais (natureza, funções,objetivos e praticas do Serviço Social ), derivada do recurso diversificado a matrizes teórico- metodológicas alternativas, rompendo com o viés de que a profissionalidade implicaria uma homogeneidade(identidade) de visões e de praticas.
A sintonia da polemica teórico-metodológica profissional com as discussões em curso no conjunto das ciências sociais, inserindo-o como protagonista que tenta cortar com a subalternidade(intelectual)posta por funções meramente executivas.
A constituição de segmentos de vanguarda, sobretudo mas não exclusivamente, inserido na vida acadêmica, voltados a investigação e a pesquisa(NETTO, 1991,pp.135-136).
2 . Direções do processo de renovação: o processo de renovação configura um movimento cumulativo, com estágios de dominância teórico-cultural e