O processo de Franz Kafka
Linguagem Forense
Prof. Hani
Análise de “O Processo”
De Franz Kafka
Integrantes
Aleksandros Markopoulou
Gabrielle Reis
Igor Campos
Lillian Rodrigues
Vinicius Dias
Índice
1 - Introdução
2 - Biografia 2.1 - Obras
3 - A obra 3.1 - Resumo 3.2 – Sociedade e suas instituições 3.3 - Humanidade
4 - Intertextualidade
5 – Conclusão 5.1 – Notícias
6 - Referências
1. Introdução
Quase totalmente terminado, o romance de Franz Kafka narra as atribulações do bancário Joseph K. que, no dia do seu aniversário de 30 anos, é retirado de sua vida normal, preso e julgado por motivos que com o decorrer do processo ignora. Perdido em meio a um poder judiciário corrupto e enigmático, Joseph K desconhece a justiça que o acusa, e procura durante todo seu julgamento entender os seus acusadores, mas nunca o crime que cometera. A saída lógica parece nunca existir, entretanto a esperança nunca desaparece de K.
O processo diz respeito a uma narrativa com um ar desorientado, em que o personagem Josef K. vive surpresas completamente absurdas, geradas por um sistema judiciário maior à lei, mas que no entanto esta dentro dos parâmetro da sociedade. Desenvolvendo-se a história em um clima de confusão e pesadelos.
Pode-se dizer que a liberdade que é um direito de todos os direitos, nesta obra é negada e a aplicação do poder democrático também é alienado e impedido.
2. Biografia
Franz Kafka nasceu em Praga dia 3 de julho de 1883, filho de Hermann Kafka (1852–1931) um abastado comerciante judeu e de sua esposa Julie, Franz Kafka era um tcheco que falava e escrevia em alemão, mas era judeu, sendo alvo dos sentimentos antissemitas e antigermânicos.
"Ele era membro de uma minoria dentro de uma minoria, ou seja, ele era duplamente detestado", explica Begley, que compõe um ensaio biográfico "O Mundo Prodigioso que Tenho na Cabeça: Franz Kafka",