microeconomia
DEFINIÇÃO: ramo da ciência econômica que se ocupa com a forma pela qual as unidades individuais que compõem a economia (consumidores individuais, empresas comerciais, trabalhadores , latifundiários, produtores de bens ou serviços individuais, etc.) agem e reagem umas sobre as outras.
DEMANDA (PROCURA): quantidade de um bem ou serviço que um consumidor deseja ou está disposto a adquirir por determinado preço e em determinado momento.
OFERTA: quantidade de um bem ou serviço que se produz e se oferece no mercado por determinado preço e em determinado período de tempo.
LEI DA OFERTA E PROCURA. Disponibilidade de bens e serviços à venda no mercado por um lado, e sua demanda por outro. A correlação entre ambas fixa o preço de mercado.
PRINCIPAL CARACTERÍSTICA
CIÊNCIA DE NATUREZA DEDUTIVA E TEÓRICA ESTÁTICO COMPARATIVA.
DEDUTIVA: devido a complexidade de muitas variáveis que influenciam a situação real e que não podem ser mensuráveis em muitos casos.
TEÓRICA ESTÁTICO COMPARATIVA: compara duas ou mais situações sem se preocupar com motivos intermediários ( desde que as demais variáveis que influenciam a situação permaneçam constantes “céteris paribus” ou “coéteris páribus” ).
- ELASTICIDADE
Genericamente, a elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável, “céteris páribus”.
Exemplos:
1=) ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA. Caracteriza-se pela razão entre a quantidade demandada e a variação percentual do preço. Exemplo ilustrativo: O governo pode achar que deve desestimular as importações de carros. Com esse objetivo, impõe um aumento de tarifas que aumentam o preço dos automóveis em, digamos 30%. Esse aumento de preços talvez reduza as vendas dos automóveis importados em 60%. Pode-se estabelecer uma razão entre estas duas porcentagens e interpretá-la. Nesse exemplo, para cada ponto percentual de aumento de preço, a quantidade demandada diminui em