O processo de ensino, a dita educação formal
Disciplina: Legislação na Educação Superior
Professor: MSc Mauro Gutenbergue Nascimento Branch
Aluno: Eric Joel Ferreira do Amaral
O processo de ensino, a dita educação formal, é em sua essência uma prática social, fruto de decisões políticas fortemente influenciadas por estruturas econômicas.
Nesse sentido em meio às transformações sociais e políticas decorrentes do processo de globalização e as tendências da educação com fortes influencias do neoliberalismo, em meio a contexto político e econômico em que o Brasil está inserido, procurou-se investir na criação de diversos programas e medidas para garantir o acesso da população ao ensino superior.
A partir deste momento se teve um aumento significativo do número de instituições privadas, assim como a porcentagem da população inserida no ensino superior, o que não significou mudanças na estrutura econômica do país, muito por conta da qualidade de como tem se dado o processo de formação da população e diante disto se buscou criar mecanismos eficazes para avaliar a fim de garantir a qualidade do processo de ensino superior.
Assim o governo criou, dentre outros mecânicos e avanços históricos, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, voltada a analise das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Os processos avaliativos do SINAES são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior e a operacionalização é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Neste processo de avaliação se leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente, e a estas são atribuídas notas que determinam um conceito, que gera um ranking nacional das instituições de ensino superior.
Atualmente vivenciamos mudanças significativas de atitude por parte do estado, como o fechamento de instituições que já não atendiam as diretrizes