O PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA
Richerla Viviane dos Santos Ferreira1
RESUMO
O presente artigo tem o como objetivo analisar o papel da Matemática, dentro da perspectiva construtivista de Vygotsky2 como um elemento constitutivo do processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de analisar o desenvolvimento das capacidades cognitivas do aluno através da metodologia de que o conhecimento matemático é construído através da interação do aluno com o meio, consequentemente o papel estratégico que a contagem exerce para atribuir os significados a leitura e escrita dos números.
Palavras Chave: Matemática, Construtivismo, Contagem, Capacidades cognitivas.
INTRODUÇÃO
As crianças desde o nascimento estão imersas em um universo no qual o conhecimento é parte integrante, elas participam de uma série de situações envolvendo números; relações entre quantidade; noções sobre espaço utilizando recursos próprios e poucos convencionais, elas recorrem à contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas; marcar e controlar pontos de um jogo; repartir as balas entre os amigos; mostrar com os dedos a idade; manipular o dinheiro e operar com ele; etc. Também observam e atuam no espaço ao seu redor e, aos poucos, vão organizando seus deslocamentos descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de referência, identificando posições e comparando distância. Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos.
Contudo a Matemática é uma disciplina que aponta um grande índice de reprovação principalmente no ensino fundamental, pois algumas crianças encontram dificuldades de fazer cálculos por não ter domínio das operações básicas e muitas vezes não poder solucionar situações problemas envolvendo as mesmas.
Nessa perspectiva, a instituição de educação infantil pode ajudar as crianças a organizarem melhor as suas informações e estratégias, bem como