linguagens
Além dos conteúdos curriculares, o exame exige dos candidatos competências como a capacidade de concentração e de interpretação. De acordo com o coordenador de linguagens do Curso Pré-Enem da Abril Educação, Filipe Couto, a principal característica desta prova é o grande volume de textos que contém. “É uma prova de intensa leitura, com um texto para cada duas questões, em média, considerando que são 45 questões ao todo, fica bastante extensa, tornando difícil manter a concentração”, explica.
saiba mais
Enem 2013: atualidade é a base da prova de Ciências da Natureza
Enem 2013: cultura e cidadania são destaques em Ciências Humanas
Enem: técnica do "chute" aumenta a nota em 10%, diz professor
Professores dão dicas para estudante fazer uma boa redação no Enem
A atenção exigida pelo teste não se limita à leitura das questões. No caso dos idiomas estrangeiros, o aluno deve optar por inglês ou espanhol ao fazer a inscrição do Enem e ter cuidado ao preencher o gabarito. Isso porque os números das cinco primeiras questões da prova se repetem, mas devem ser respondidas apenas as questões relativas ao idioma escolhido, ignorando as outras cinco.
Outra característica marcante da prova é a variedade de formas de linguagem e de gêneros textuais. Os textos apresentados podem ser charges, cartas, matérias jornalísticas, reportagens, músicas, poemas, anúncios publicitários, trechos de obras literárias e até placas de trânsito. A variedade de linguagens está relacionada a outra característica importante, que é a aproximação com