O processo de desenvolvimento industrial
Essa revolução industrial refere-se as mudança de uma economia agraria e manual pra outra denominada pela produção mecanizada em fabricas nas áreas urbanas, ou seja, revolucionou o modo de produção com o uso de máquinas à vapor e transformações no sistema de trabalho da época permitindo uma produção em massa, acelerando o ritmo da produção de mercadorias manufaturadas em máquinas e mais produtos no mercado com preços mais baixos.
Antes da revolução industrial a atividade produtiva era artesanal e manual, e os trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos. Com o desenvolvimento industrial os artesãos foram arruinados, pois o homem passou a deixar o serviço humano de lado gerando milhares de desempregos e a usar a máquina nas indústrias que revolucionou o modo de produzir.
A vida nas cidades se tornou mais importante que a vida no campo. Aumentou a migração de pessoas do campo para as cidades motivado pela criação de empregos nas indústrias, e os trabalhadores passaram a lutar por melhores condições de trabalho empregados. Para desenvolver suas empresas os industriais buscavam ampliações dos mercados consumidores, liberdade econômica e mão-de-obra barata e para aumentar os lucros pagavam baixos salários e exploravam ao máximo os trabalhadores, que começaram a praticamente viver dentro das fábricas e vendiam suas forças de trabalho em troca de remuneração. Por outro lado a revolução estimulou os pesquisadores, engenheiros e inventores, a aperfeiçoar a indústria surgindo novas maquinas e tecnologias voltadas para a produção de bens de consumo como, locomotivas a vapor, barcos