Trabalho Ciência do Ambiente
Problema detectado: A gordura quando esfria, vira um bloco sólido que se fixa nos canos, entupindo e reduzindo o espaço para a passagem do esgoto doméstico.
Objetivo do trabalho: Diminuir a incidência de entupimentos dos canos da rede doméstica e devolver a água ao sistema de esgoto da cidade menos suja, garantindo as condições mais naturais possíveis dos rios e córregos receptores.
Como funciona: A caixa de gordura por si só separa a água da gordura através da diferença das densidades, uma vez que devido ao fato da água ser polar e o óleo apolar e outros motivos químicos, estas substancias não se misturam. Porém, este processo não tem 100% de eficiência.
E para aumentarmos a eficiência da separação, sugerimos acoplar um filtro ao lado da caixa de gordura.
As pedras e a areia servem de barreira física às partículas de gordura misturadas na água e aos pequenos objetos (arroz, restos de comida);
As pedras, além de servir de barreiras, devido a maior superfície de contato contribui com a absorção de gorduras remanescentes ;
O carvão ativado é responsável pela filtração química, pois é ele quem retira o odor.
Manutenção: É indicado fazer a limpeza a cada seis meses, retirando a crosta de gordura e descartando no lixo orgânico. É possível fazer a limpeza despejando na caixa de gordura um produto que contém bactérias que se alimentam da gordura e fazendo a limpeza manual, basta abrir a caixa e retirar os dejetos.
Equipe: João Paulo Silva, Lucas Soares, Pedro H. Fonseca, Talluan Nunes, Vicente Matheus, Vitor Rômulo, Warley Araújo, Wolmer Aguiar.
Profª Gilzeane
1º Período Eng. Mecânica B